domingo, 17 de maio de 2009

TESTANDO O LEITOR RSS E O GOOGLEREADER

A nossa tarefa desta semana era comparar um leitor de RSS (escolhido por nós) com o Googlereader.

Abaixo as minhas conclusões:

1. Quais as vantagens e as desvantagens que você identificou no uso de cada um deles (GoogleReader e o meu escolhido FeedReader 3.0)?

Este exercício foi a minha primeira experiência tanto com o GoogleReader com um leitor de RSS. Quando tive que escolher um leitor de RSS, optei pelo Feedreader 3.0. O legal dos dois sistemas é observar como a tecnologia esta sendo usada para facilitar a distribuição da informação de forma centralizada. Antes eu visitava várias paginas de Internet e blogs para conhecer as novidades. Mas agora, com essa ferramenta, sinto que a informação é "que vem atrás de mim", já que recebo todas as atualizações em tempo real e em um só lugar.
Em relação às vantagens encontrei várias que os dois sistemas compartilham:
1. Economia de tempo - o fato de ter toda a informação junta é um ‘plus’ e uma das características que mais apreciei
2. Privacidade - gostei de não ter que usar meu e-mail para acrescentar os feeds aos dois leitores de RSS
3. Spam - não notei um aumento dos spams (era um receio meu).
4. Fácil de cancelar - se não quero mais receber um feed, posso selecionar e eliminá-lo.
5. Está livre de anúncios
6. Possibilidade de importar/exportar as assinaturas.
7. Possibilidade de ter todas as novidades dos "metalogs" (fiquei sabendo o que era um metalog fazendo a minha pesquisa sobre os leitores de RSS)

Em relação as desvantagens:
FeedReader:
1. A instalação foi fácil. Porém tive um pouco de dificuldade em entender o funcionamento. Depois de seis dias ainda não consigo usar todas as opções.
2. A opção de feeds oferecida por eles me pareceu pequena.
3. Dificuldade para acrescentar outros meios. Alguns foram aceitos e outros não. Ainda não descobri o porquê, mas continuo investigando.
4. O fato de estar instalado na máquina. Ou seja, quando utilizo uma máquina que não é a minha, não tenho acesso aos meus feeds.
5. Não achei que possui tantas possibilidades de personalização como o Google Reader (já que sou uma novata, quem sabe não soube encontrá-las)

Google Reader:
1. Estou encantada. A única desvantagem é que perco um pouco de tempo marcando as matérias que eu já li.

2. Quais as principais diferenças entre um e outro?
Para mim, a principal diferença para mim tem que ver com a acessibilidade. O GoogleReader eu posso acessar desde qualquer máquina e o Feedreader não. Por outro lado o Feedreader me permite trabalhar sem conexão na máquina (com os arquivos que já fizeram o download) e o GoogleReader não. As outras diferenças são menores e estão relacionadas a ferramentas. Por exemplo, o fato do GoogleReader ter a opção que que te mostra que o feed não está se atualizando e quais são os que se atualizam em excesso. Essa opçãp me ajudou a decidir quais feeds eliminar depois de alguns dias de prova. O Feedreader não a possui..
Acho importante voltar a insistir que a minha experiência com estas ferramentas é de exatos seis dias. Ou seja, pode ser que muitas das minhas análises estejam mais relacionadas com a minha falta de experiência do que com a realidade.

3. Qual a utilidade que o sistema de atualização de paginas tem para o seu trabalho?
Para mim, que não estou trabalhando em "breaking news", a utilidade está relacionada com:
1. Receber informação sobre oportunidades e cursos relacionados com o tema Sustentabilidade de vários sites, blogs, metalogs, etc.
2. Receber a notificação imediata sobre artigos publicados simultaneamente en varias revistas especializadas (todas que eu acrescentei o feed).
3. Receber referências de livros e artigos que estão sendo revisados por outros.
4. Conhecer as teses e "papers" sobre estes temas. Encontrei alguns sites que oferecem feeds que por sua vez agregam informação de outros feeds.

Nenhum comentário:

Postar um comentário